Mundo Colibri » » Dr. Colibri ensina: 5 dicas para lidar com desafios de recém-nascidos sem estresse.

Dr. Colibri ensina: 5 dicas para lidar com desafios de recém-nascidos sem estresse.

Dicas Dr. Colibri

17/05/2018

Bebê em casa, ansiedade a mil! Se você é mãe de primeira viagem, com certeza sabe do que eu estou falando, principalmente nos primeiros meses de vida do novo integrante da família. Durante essa fase, por conta da enorme preocupação com a saúde e o bem-estar do pequeno, é comum a vontade de querer fazer uma visita ao pediatra por conta de qualquer choro diferente ou mudança inesperada.

Mas, como Dr Colibri, eu te digo: calma, mamãe! Óbvio que as consultas com especialistas são extremamente importantes, mas existem pequenos incômodos que podem ser tratados de forma caseira, sem gerar todo o estresse de ter que sair correndo até o pediatra. A seguir, te dou algumas para lidar com os problemas mais comuns dos recém-nascidos:  

Cólicas persistentes  

Esse mal-estar pode ser causado pela ingestão de ar durante a amamentação, entre outros fatores. Para aliviar, massagens em movimentos circulares, assim como empurrar os joelhos em direção à barriga, ajudam a eliminar os gases. Bolsas de água quente também são ótimas opções.

Medo do umbiguinho


Cuidar do umbigo do bebê quando ainda está com o pedacinho do cordão umbilical é muito importante e não precisa de especialistas; é só você não ter receio, pois não dói! Trata-se de um pedaço de pele, sem nenhuma nervação, que cai sozinho entre 7 e 21 dias de vida. Para a limpeza, use algodão e álcool, e realize em todas as trocas de fraldas.

Choros intermináveis

Nos primeiros meses, o choro é a única forma do bebê comunicar que estão com fome, molhados, cansados ou até mesmo entediados. Ou seja: se o pequeno passou as últimas horas aos prantos, isso não significa que ele esteja com alguma dor. Balançar, colocar músicas calmas, desligar as luzes do ambiente ou até mesmo leva-lo para passear pela casa são algumas técnicas simples que ajudam a acalmar.

Pele amarelada


A coloração é comum nos primeiros dias após o nascimento, então não há com o que se preocupar! O banho de sol ajuda, e muito, a eliminar o excesso de bilirrubina no sangue, que causa esse tom amarelado. Além disso, esse hábito é essencial para ativar a vitamina D recebida pelo leite materno.

Cabelinhos caindo

Quando nascem, os cabelos dos bebês servem para manter a cabeça aquecida. Depois de um tempo, é normal que esses fios caiam e, durante o processo, o ideal é que você continue usando, durante os banhos, o mesmo sabonete do corpo, sem precisar de shampoos e produtos específicos.

Viu só, mamãe? Com calma e paciência, esses incômodos vão sumir mais rápido do que você pensa. Mas, caso tenha alguma dúvida mais específica, não deixe de consultar um médico de confiança!

Fontes:
Site Minha Vida
Site Pais & Filhos

 



COMPARTILHE

Facebook Twitter Mail

« Voltar

Você também vai gostar de ler: