Palavrinhas de

mãe para mãe

Blog da Mamãe Colibri

A importância das brincadeiras para as crianças

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on telegram
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on print
Mais do que momentos de diversão, as brincadeiras são muito importantes para o crescimento das crianças; entenda o porquê.

Todo mundo sabe que criança precisa brincar, mas o que poucos entendem é a importância desses momentos para o seu desenvolvimento. Entre outros benefícios, a brincadeira permite que ela vivencie o lúdico, descubra e aprenda a realidade, tornando-se capaz de desenvolver seu potencial criativo.

Como o pequeno é um ser em desenvolvimento, sua brincadeira vai se estruturando com base no que é capaz de fazer em cada momento. Isto é, as suas formas de expressão, comunicação e relacionamento com o ambiente sociocultural no qual se encontra inserido mudam consideravelmente aos seis meses e aos três anos, por exemplo. Portanto, ao longo do seu crescimento, as crianças vão construindo novas e diferentes competências para conviver com as outras pessoas, que irão lhes permitir compreender e atuar de forma mais ampla no mundo.

Por este motivo, é de grande importância fornecer um ambiente adequado para que elas possam experimentar tudo ao seu redor, tanto na escola quanto em casa. Junto aos pais, nos momentos interativos e de troca de sentimentos a partir das brincadeiras, proporciona-se ao pequeno não só um momento de crescimento de seu mundo intelectual e cognitivo, mas também do mundo emocional, ao qual ela poderá associar o prazer e a alegria junto de sua família às perspectivas de felicidade e criatividade. Assim, vale lembrar que a brincadeira não está só associada ao fato de divertimento, mas da construção de suas relações afetivas e emocionais, além de uma transformação de seu mundinho interior.

Por meio da brincadeira, a criança explora e reflete sobre a realidade e a cultura na qual está inserida, levando-a para dentro de si. A experimentação de diferentes formas sociais por meio do faz-de-conta, como o papel de mãe, pai, professor e herói, permite que ela se coloque no lugar do adulto e aprenda a se comportar e a sentir como tal, construindo, aos poucos, sua identidade.

Fontes:
http://www.scielo.br/pdf/paideia/v16n34/v16n34a05.pdf

http://www.psicologia.pt/artigos/ver_opiniao.php?a-importancia-do-brincar-no-desenvolvimento-da-crianca&codigo=AOP0394

Compartilhe suas experiências nos comentários dos artigos/vídeos e ajude outras mamães que passam pelas mesmas situações que você! #UnidasSomosMaisFortes

Receba nossos conteúdos por e-mail