Palavrinhas de

mãe para mãe

Blog da Mamãe Colibri

Como aliviar a azia na gravidez

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on telegram
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Incômodo é bastante comum durante a gestação

Durante a gestação, o corpo da mulher passa por diversas transformações fisiológicas, entre elas, a elevação do hormônio progesterona, que faz com que o conteúdo do estômago reflua para o esôfago e cause a famosa azia. Este sintoma potencializa-se ainda mais no último trimestre de gestação, quando o útero está maior e começa a comprimir o estômago.

A melhor maneira de driblar a azia durante a gravidez é evitar consumir certos alimentos e bebidas que retardam o esvaziamento gástrico. Sendo assim, o tratamento consiste em retirar da dieta condimentos, molhos picantes, enlatados, alimentos gordurosos, doces, cremes, chocolates, frutas ou sucos cítricos, bebidas gaseificadas, café, chá chimarrão e álcool. O fumo, estresse e ansiedade também agravam o problema.

Outras recomendações, como fracionar a alimentação, diminuir o volume de cada refeição, mastigar corretamente os alimentos, não deitar após as refeições e/ou elevar a cabeceira da cama são igualmente importantes.

 

Aline Ripoll Tedesco – CRN3 5699

Compartilhe suas experiências nos comentários dos artigos/vídeos e ajude outras mamães que passam pelas mesmas situações que você! #UnidasSomosMaisFortes

Receba nossos conteúdos por e-mail