Palavrinhas de

mãe para mãe

Blog da Mamãe Colibri

Cuidados com o Bebê no Outono

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on telegram
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Como diz a canção, “o outono é sempre igual”. Então, evite surpresas e se prepare para enfrentar as quedas de temperatura com amor e segurança para o seu bebê.

 

Sete dicas especiais de cuidados com o bebê no outono

O sobe e desce da temperatura no outono e o clima seco na maioria das regiões do país exigem cuidados especiais para bebês e crianças. Até mesmo as mamães e gestantes precisam de mais atenção nessa época.

De 21 de março a 21 de junho, o outono é a estação que comanda o Hemisfério Sul. E mesmo o Brasil sendo um País onde o calor prevalece, a estação é marcada pela queda de temperatura e início do clima seco, na maioria das regiões. Um período que traz algumas consequências para a saúde e chama a nossa atenção para os cuidados com o bebê.

Isso porque os pequenos são muito afetados com a chegada do frio. Ele é responsável por um pacote nada agradável formado por resfriados, narizinho seco, mais sede e menor hidratação, além de pele ressecada.

Então, falar em outono não é apenas lembrar das folhas secas pelo chão. É focar em uma série de precauções para que os pequerruchos possam curtir essa transição de temperatura com muita tranquilidade. São cuidados que vão desde a alimentação até as roupinhas ideais para a estação.

Por isso, preparei com muito carinho algumas dicas para que você possa curtir o outono sem dores de cabeça. Afinal, as mudanças de estação não são nenhuma surpresa no nosso calendário e estar preparado para cada uma delas só faz você e seu baby saírem ganhando!

 

As consequências do clima seco para o bebê

Coriza, nariz entupido, espirros e tosse. A chegada do outono abre a temporada de doenças respiratórias e alergias. E quem mais sofre são os bebês e as crianças. A gente sabe bem disso, não é, mamãe?

A estação favorece o surgimento de uma série de problemas de saúde nos pequenos, como resfriados, bronquiolite (inflamação nos bronquíolos) e até diarreia, fazendo com que as emergências pediátricas fiquem lotadas nesta época do ano. E a maioria das doenças é causada por vírus, que se multiplicam com facilidade quando o tempo está seco.

Um estudo feito pela Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia, em 2017, coletou amostra de muco da garganta de 161 crianças da educação infantil. O resultado revelou que 43% dos alunos apresentaram pelo menos um vírus em seu aparelho respiratório, nessa época do ano.

Com o sistema imunológico debilitado, as viroses se tornam a porta de entrada para as doenças bacterianas, resultando nas nada agradáveis amigdalite e otite. Mas não é só isso. O período seco também é causador de pele ressecada, interfere na hidratação e deixa o bebê com muita sede.

Mas fique tranquila! É possível evitar ao máximo essas situações. Confira o que preparei pra você!

 

Sete dicas sobre os cuidados com o bebê no outono

Existem várias maneiras de cuidar da saúde dos bebês com a chegada do outono. Vou mostrar aqui as sete mais importantes e que vão fazer toda a diferença para você e para seu baby. Espie só:

 

Alimentação

Cuidar da alimentação é o primeiro passo para proteger os pequenos da chegada do frio. Quanto mais saudável e rica em nutrientes, melhor para reforçar a imunidade. Por isso, aposte na variedade de frutas que o outono traz para as nossas mesas!

 

Hidratação

Atenção também para a hidratação, essencial no clima seco. Ofereça água à criança diversas vezes por dia. No caso do bebê que mama no peito, o leite materno é o alimento completo e perfeito.

 

Vestimenta

Investir em roupinhas adequadas também é muito importante. Escolha as de tecidos leves e em camadas. Mesmo que esteja frio, é melhor ter a opção de retirar as peças nas oscilações de temperatura, muito comuns nesse período. Os bebês precisam transpirar e isso é muito importante para garantir conforto e saúde.

 

Vacinação

Manter as vacinas em dia é uma poderosa arma contra as doenças e saiba que, a partir dos seis meses, o bebê já pode ser imunizado contra a gripe. Converse com o seu pediatra sobre isso.

 

Casa limpa e arejada

Mesmo nos dias mais frios, é importante deixar o ar circular no ambiente. No quarto do bebê, evite objetos que possam acumular poeira e ácaros. Tire os tapetes, carpetes, cortinas e bichos de pelúcia. Troque as roupas de cama duas vezes na semana. Além disso, lave casacos e cobertores que ficaram guardados durante o verão.

 

Nariz limpinho

Lavar as narinas com soro fisiológico é uma mão na roda para evitar aqueles momentos de irritação causados pelo nariz entupido. Para os bebês, existem no mercado os bulbos macios de borracha que ajudam a aspirar a secreção espessa. Em locais muito secos, umidificadores são uma boa opção para diminuir a secura do ambiente.

 

O enxoval de outono

Seu bebê vai nascer no outono e você está em dúvida sobre o enxoval? Vou ajudá-la a separar as roupinhas ideais para quem vem ao mundo em tempos de clima instável, mamis.

São aquelas roupinhas que se adaptam a essa época, não só de calor ou nem só de frio. E como a temperatura muda bastante, vale ficar sempre preparada, com aquelas peças coringas que precisam estar na sua lista.

Dê uma olhada na lindeza e praticidade dos produtos Colibri:

  • Mantas leves: as mantinhas são muito versáteis e não podem faltar no enxoval do bebê. Há opções lisas ou estampadas, com cores neutras ou mais vibrantes. Elas podem ser de tricô ou 100 % algodão, ideais para acompanhar o bebê em passeios ao ar livre, em dias mais amenos de outono. Sinônimo de proteção e conforto.
  • Saco de dormir: são peças super práticas e que garantem uma noite de sono quentinha para os bebês e tranquila para nós, mamães, com a certeza de que o pequeno vai estar coberto a noite toda. Você encontra as versões com ou sem pezinho, em tecido macio e delicado.
  • Kit body, touca e luva: o conjuntinho é perfeito para os dias de outono, com a manguinha comprida e as perninhas de fora, protegendo as extremidades. Fica um charme só!
  • Mijão: esse já é um velho conhecido do mundo da maternidade e não pode faltar no enxoval das futuras mamães. Ele pode ser usado sozinho em dias mais amenos, ou por baixo do macacão, quando estiver mais frio. No kit da Colibri, são três peças com estampas diferentes, uma ótima opção para combinações e variações de looks.
  • Body e calça: leve e fresquinho, o conjunto de body e calça é a cara da praticidade. A versão do pezinho reversível permite escolher se vai vestir o neném com o pé fechadinho em dias mais frios, ou deixando os pés de fora, nos momentos de calor.
  • Pijama body manga curta: esse modelinho é pura fofura, perfeito para a estação, nem quente, nem fria. O tecido é leve para o conforto dos bebezinhos.
  • Trocador Momentos: nos dias de outono, os pequerruchos transpiram menos e fazem mais xixi. Por isso, o trocador portátil é uma opção prática, facilitando nossa vida na hora da troca de fraldas fora de casa. O modelo da Colibri, além de lindo, é fácil de usar.
  • Bolsas: mamães modernas e preparadas não abrem mão de uma bolsa linda e prática. Pode ser de tiracolo, de mão ou mochila. Depende do estilo. É só escolher a cor e o modelo e colocar lá dentro tudo o que você precisa para não ser pega de surpresa nos dias de outono. Valem casaquinhos, gorrinho, manta e todas as peças que ajudam nos momentos de sobe e desce da temperatura.

 

Gostou dessas dicas? Todo o material do Blog da Mamãe Colibri é preparado com muito amor! Dê uma olhada no site e veja outras informações e produtos especiais para ajudar você a curtir a maternidade.

Compartilhe suas experiências nos comentários dos artigos/vídeos e ajude outras mamães que passam pelas mesmas situações que você! #UnidasSomosMaisFortes

Receba nossos conteúdos por e-mail