Palavrinhas de

mãe para mãe

Blog da Mamãe Colibri

Fim de Ano com Bebê

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on telegram
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Logo, o Natal e Ano-Novo estarão aí. Você quer saber como estar tranquila no fim de ano com seu bebê? Confira as dicas e aproveite esses momentos!

Quer estar preparada para as festas de fim de ano com o bebê?
O fim de ano é um tempo de alegria em família. Mas muitas mamães também ficam inseguras sobre como lidar com os bebês, nessa época de festas. Tudo pode, sim, ser tranquilo. Separei conselhos fundamentais para você estar preparada.
O Natal e o Réveillon estão chegando. É um tempo alegre e que as famílias gostam de curtir juntas. Nesse ano, teremos ainda mais motivos para estar bem próximos das pessoas que amamos. Com a pandemia, que nos pede cuidados especiais com a saúde de todos, o convite é para as reuniões mais íntimas. E, aí, você, mamãe, pode estar se perguntando: dá para aproveitar tranquilamente as festas de fim de ano com o bebê?
De mãe para mãe, é normal que você se sinta um pouco angustiada. Ainda mais se esse for o primeiro fim de ano do seu pequerrucho. Bate aquela dúvida sobre como o baby vai reagir aos ambientes mais barulhentos, com mais gente. Além disso, muitas de nós ainda precisam programar a viagem para encontrar a família e só desejamos que o bebê esteja bem e a gente possa descansar um pouco. Afinal, só nós sabemos quanto jogo de cintura precisa ter uma mãe de bebê.
Confira as dicas que separei e confie: vai dar tudo certo!

Antes de mais nada, mantenha a calma e seja paciente!
Lá vai um primeiro conselho de ouro, mamães. Evitem exagerar na preocupação. Às vezes, ficamos nervosas em sair da rotina e acabamos até desgastando o pequenino. Pense que vale a pena um momento para descontrair e aproveitar. Com organização e tranquilidade, as coisas se ajeitam e você vai se divertir.
Leve em consideração que o Natal, principalmente, fica muito mais animado com as crianças. Por isso, os avós, tios e primos vão gostar de ter vocês por perto e merecem curtir o seu baby. É verdade que também será preciso ter paciência. Todos vão querer pegar seu filho no colo e também surgirão aqueles palpites e críticas que podem ser incômodos. Procure não dar importância ao que não acrescenta e entenda o carinho das pessoas com seu pequeno. Tenha a segurança de saber que você o conhece melhor que ninguém e sabe do que ele precisa.
E por falar em paciência, ela também será fundamental quando o bebê ficar irritado ou incomodado. Isso é normal diante de fisionomias não familiares e da agitação do ambiente de festa. Os barulhos de fogos também serão estranhos para ele. Se houver reclamação, ou até mesmo aquele famoso berreiro, abrigue seu filho. O colo, o carinho e seu jeitinho único de lidar com ele são a melhor forma de contornar a situação.
Outro ponto de atenção são as árvores de Natal e outros itens decorativos. Eles podem ser perigosos para os babies que engatinham ou estão começando a andar. Isso sem contar a fase em que tudo que eles enxergam e pegam é levado à boca. Evite o que pode causar acidentes. E o mesmo vale para os presentes. Você, seus familiares e amigos devem estar atentos ao que é adequado para a idade do seu filho.

Esteja preparada para as festas de fim de ano com o bebê
No caso dos bebês muito pequenos, não se pode perder de vista que a mudança de rotina é desgastante. Mas alguns cuidados vão tornar tudo bem mais confortável e fazer do fim de ano um momento agradável.

Procure preservar os hábitos
Um dos grandes “poréns” desse período de festas, para os bebês, é a mudança brusca de horários e hábitos. Sempre que possível, preserve a rotina de alimentação e sono mantida com o pequeno. Por sinal, se durante a festa ele começar a esfregar os olhinhos, ou der sinais de cansaço, não hesite em colocá-lo para descansar. Também vale a pena planejar um soninho antes de os convidados chegarem, para que ele esteja mais animado.

E falando em comida
Quando seu filho já se alimenta, mas ainda não come de tudo, é preciso ser prevenida. Leve os alimentos que ele está acostumado a ingerir e também os acessórios, como prato, colher e garfo, com os quais ele é habituado. Ele e você vão estar mais seguros, longe de qualquer pequeno acidente ou fator surpresa. Se o bebê tiver restrições alimentares, informe a quem estiver participando das comemorações. As pessoas precisam saber que não devem oferecer as comidas que vão fazer mal.

Roupas e brinquedos
Levar os brinquedos que a criança está habituada a usar também vai deixá-la mais tranquila. E ainda será uma forma de mantê-la distraída, enquanto os adultos aproveitam a festa. Mesmo quando comemorar Natal e Ano-Novo na cidade em que mora, separe roupas extras, para o caso de o baby se sujar.

Em caso de viagem
Se for o caso de viajar no fim de ano com o bebê, alguns cuidados são fundamentais, para encarar melhor o estranhamento das horas de estrada e da mudança de ambiente. Esteja preparado para distraí-lo, com brinquedos e livros, enquanto ele estiver acordado. Prepare-se também com mais roupas e fraldas, para os possíveis congestionamentos e atrasos. Nas viagens de carro, tenha em mente que podem ser necessárias mais paradas que o usual.

Quer preparar o kit ideal?
Parece muita coisa? Calma. O foco aqui é ajudar. E tudo vai ficar ainda mais fácil com o checklist que montamos, trazendo todos os itens dos quais você vai precisar. Guie-se por ele e garanta um fim de ano tranquilo com seu bebê.
• Tudo começa pela escolha de uma boa bolsa. São muitos os modelos que vão combinar com seu estilo e facilitar o cuidado do pequeno;
• Um trocador portátil também vai ser indispensável, para uma rotina mais funcional;
• O ninho redutor é outro item que vale a pena. Fica bem mais fácil um soninho fora de hora, ou até mesmo aquele descanso durante a comemoração, sem tirar o olho do seu filho;
• Fraldas descartáveis, lenços umedecidos e pomadas para assaduras não podem faltar. Assim, as trocas estão garantidas sem correria ao mercado ou à farmácia;
• É indicado ter, na bolsa do bebê, peças de roupa adequadas ao frio e ao calor. Separe, ao menos, dois itens de cada. O pequeno pode se sujar durante as festas;
• Um kit fralda vai ser super útil para manter as mãozinhas e a boquinha do bebê sempre limpas;
• Boas opções de brinquedinhos vão ajudar muito a manter o pequerrucho calmo e você mais tranquila para celebrar.

Então, mamãe, mais preparada para o fim de ano com o bebê? Nós temos certeza que sim. Seguindo essas dicas, é só aproveitar a magia das luzes de Natal com o pequeno e pedir muita felicidade para você e ele no ano que começa. Aproveite esse tempo especial!

Compartilhe suas experiências nos comentários dos artigos/vídeos e ajude outras mamães que passam pelas mesmas situações que você! #UnidasSomosMaisFortes

Receba nossos conteúdos por e-mail