Palavrinhas de

mãe para mãe

Blog da Mamãe Colibri

Mãe e bebê: a construção dos primeiros laços!

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on telegram
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Entenda por que é necessário a construção de um ambiente afetivo que envolva o bebê!

O vínculo entre mãe e filho ocorre durante a gravidez, no momento do nascimento e no período do pós-parto. Esta conexão afetiva fortalece o apego da criança com os pais, desenvolvendo relações mais harmoniosas e colaborando para a independência e saúde mental na sua vida adulta.

As emoções positivas, os cuidados e o ambiente afetivo que envolve o bebê contribuem para um bom desenvolvimento infantil, pois ensinam a criança a lidar com as frustrações e a procurar pela realização pessoal. Apesar de cada bebê nascer com personalidade própria e exigências específicas, todos precisam de cuidados e de afeto para crescer saudáveis e bem emocionalmente.

A mãe representa o elo com o mundo exterior da criança e isso, somado a um ambiente amoroso, contribui para a criação de relações interpessoais de confiança e bem-sucedidas, auxiliando a interpretar, adaptar-se e lidar com os fatos e realidades da vida.

Atitudes para criar esse laço

Olhar, estar atenta às necessidades, falar, tocar, aconchegar, dar colo, abraçar, proteger e amar são comportamentos que favorecem uma relação saudável que se estabelece entre a mãe e o seu bebê. São através dessas atitudes que nascem os fundamentos da constituição da pessoa e do desenvolvimento emocional-afetivo da criança.

Interagir e brincar são as melhores estratégias de promover seu desenvolvimento motor, pois quando o pequeno brinca, faz, atua sobre o mundo, aprende sobre si próprio e sobre os outros, desenvolvendo seus próprios mecanismos de defesa e de adaptação, ganhando independência da mãe e crescendo como indivíduo único e autônomo que é.

Camila Perecin

Psicóloga

CRP: 06/102529

 

Compartilhe suas experiências nos comentários dos artigos/vídeos e ajude outras mamães que passam pelas mesmas situações que você! #UnidasSomosMaisFortes

Receba nossos conteúdos por e-mail