Mundo Colibri » » A importância das brincadeiras para as crianças

A importância das brincadeiras para as crianças

Psicologia

30/07/2018

Mais do que momentos de diversão, as brincadeiras são muito importantes para o crescimento das crianças; entenda o porquê.

Todo mundo sabe que criança precisa brincar, mas o que poucos entendem é a importância desses momentos para o seu desenvolvimento. Entre outros benefícios, a brincadeira permite que ela vivencie o lúdico, descubra e aprenda a realidade, tornando-se capaz de desenvolver seu potencial criativo.  

Como o pequeno é um ser em desenvolvimento, sua brincadeira vai se estruturando com base no que é capaz de fazer em cada momento. Isto é, as suas formas de expressão, comunicação e relacionamento com o ambiente sociocultural no qual se encontra inserido mudam consideravelmente aos seis meses e aos três anos, por exemplo. Portanto, ao longo do seu crescimento, as crianças vão construindo novas e diferentes competências para conviver com as outras pessoas, que irão lhes permitir compreender e atuar de forma mais ampla no mundo.

Por este motivo, é de grande importância fornecer um ambiente adequado para que elas possam experimentar tudo ao seu redor, tanto na escola quanto em casa. Junto aos pais, nos momentos interativos e de troca de sentimentos a partir das brincadeiras, proporciona-se ao pequeno não só um momento de crescimento de seu mundo intelectual e cognitivo, mas também do mundo emocional, ao qual ela poderá associar o prazer e a alegria junto de sua família às perspectivas de felicidade e criatividade. Assim, vale lembrar que a brincadeira não está só associada ao fato de divertimento, mas da construção de suas relações afetivas e emocionais, além de uma transformação de seu mundinho interior.

Por meio da brincadeira, a criança explora e reflete sobre a realidade e a cultura na qual está inserida, levando-a para dentro de si. A experimentação de diferentes formas sociais por meio do faz-de-conta, como o papel de mãe, pai, professor e herói, permite que ela se coloque no lugar do adulto e aprenda a se comportar e a sentir como tal, construindo, aos poucos, sua identidade.

Fontes:

http://www.scielo.br/pdf/paideia/v16n34/v16n34a05.pdf

http://www.psicologia.pt/artigos/ver_opiniao.php?a-importancia-do-brincar-no-desenvolvimento-da-crianca&codigo=AOP0394



COMPARTILHE

Facebook Twitter Mail

« Voltar

Você também vai gostar de ler: