Bebê chorando, sem apetite, um pouquinho apático. Ai ai! A gente fica desesperada, principalmente quando o termômetro mostra temperaturas elevadas, né mamãe?
Sei que às vezes não adianta falar, mas nessa hora precisamos manter a calma. Nem sempre a febre é motivo pra dar remédio aos pequenininhos ou pegar eles no colo e correr pro hospital.
Respira fundo umas três vezes e vem comigo que eu vou te ajudar nessa missão impossível!
Como baixar a febre?
Isso depende. Se o termômetro mostrou de 36° a 37.5°, tá tudo bem. É sério! O que eu sempre faço, mamãe, é tirar o excesso de roupas do pitico e dar um banhinho com água morna. Pra gente vale tudo pro bebê ficar bem, né? Até umedecer a toalha e passar na pele.
Se tudo isso não resolver, aí sim pode pegar o telefone e ligar para o pediatra. Mas lembra: sem desespero. Ele só vai receitar um remedinho, e você vai ver que vai ser vapt vupt: a febre passou!
Agora, se a temperatura for 37.6° ou mais, aí a gente pode ficar um pouquiiiinho mais preocupada. Por experiência própria, não vai adiantar tentar os métodos caseiros que falei acima, infelizmente. O jeito é medicar. Mas sempre com orientação médica, hein?
Quando ir ao médico?
É a pergunta que não quer calar. Vou te contar, mamãe. Você precisa, aí sim, pegar o pequenininho, entrar no carro, táxi, carro de aplicativo, o que for e correr para o hospital quando:
- O bebê for muito novinho, tiver menos de três meses
- Aparecerem manchinhas vermelhas pelo corpo
- Ele não estiver conseguindo dormir, tadinho!
- Ele estiver apático e mais irritado que o normal
- Ele não quiser comer, de jeito nenhum, nem fazendo aviãozinho
- Ele estiver desidratado ou chorando muito
Ufa! Mas calma, tenho certeza que, mesmo nessas situações, o médico vai dar a orientação certa e o seu anjinho vai melhorar.
Depois me conta tudo, combinado?
Até a próxima!