Palavrinhas de

mãe para mãe

Blog da Mamãe Colibri

Verão

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on telegram
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

O verão está registrando altas temperaturas. E tanto calor traz desconforto para os bebês, assim como para os adultos. Veja como ajudar o pequeno no calor!

 

Proteja o seu bebê do calor neste verão!

Os bebês também sofrem muito com o calor, mamis. Nada melhor do que uma alimentação e o enxoval de verão adequados para ajudar os pequenos a enfrentarem as altas temperaturas.

Fraqueza, cansaço e irritabilidade. Esses são os principais efeitos das altas temperaturas, as grandes vilãs nesta época do ano. E não são só os adultos que sofrem com o verão escaldante, sabia? A exposição ao calor excessivo também é um problema para os bebês!

Isso porque os pititicos sentem o mesmo calor que a gente, mas com o agravante de se desidratarem bem mais facilmente. Um perigo que precisa ser evitado com muita água, roupas e alimentação adequadas.

Confira algumas dicas, que vão desde banhos refrescantes ao enxoval do bebê, e saiba como driblar os efeitos negativos do calor, para garantir mais conforto aos pequenos e para você também, mamãe! Afinal, um baby fresquinho e feliz traz mais tranquilidade para nós, não é mesmo?

 

Os efeitos do calor para os bebês

O verão já mostrou a que veio. Dias e noites de muito calor e que deixam qualquer um com os nervos à flor da pele. Se você percebeu que seu filho ou filha está chorando mais, não consegue dormir direito e fica agitado, pode ser que ele esteja sofrendo com as altas temperaturas. Isso exige cuidados redobrados.

Além das assaduras mais frequentes, o calor excessivo pode levar à desidratação. Mamães e papais precisam estar atentos, já que esse é um problema que atinge mais os pequeninos do que os adultos. Sabe por quê?

O corpo dos pequenos é composto por mais ou menos 80% de água, enquanto, nos adultos, esse índice é de 65%. Ou seja, os bebês e as crianças precisam de uma reposição hídrica mais cuidadosa. As roupas leves representam outro importante aliado. E isso sem esquecer da boa proteção solar e hidratação, e dos cuidados com a pele muito sensível dos pequeninos.

 

Quer aliviar o calor dos pequerruchos?

Os bebês precisam ser protegidos do calor e isso não significa mudar de hemisfério a cada chegada da estação mais quente. Então, confira essas dicas cruciais para você não sofrer e aproveitar o verão com seu pequeno!

 

Hidratar sempre

Essa é a palavra de ordem. Para os bebês menores de seis meses, sabemos que a amamentação deve ser exclusiva e oferecer o peito mais vezes ao dia é uma boa pedida, mesmo que em livre demanda. O leite materno tem função de hidratação e é tudo que o seu bebê precisa. Já para os bebês com mais de seis meses de idade, ofereça água diversas vezes ao dia, principalmente se for sair de casa. Água de coco é outra ótima opção.

 

Banhos refrescantes

Nos dias de muito calor, os banhos rápidos no chuveiro são uma excelente pedida. E têm ainda as brincadeiras na banheira ou na piscininha, sempre supervisionadas. Caso isso aconteça ao ar livre, escolha os melhores horários para a exposição ao sol, evitando o período entre 10h e 16h, e não se esqueça do protetor.

 

Ar-condicionado e ventilador

Não é preciso abrir mão do conforto do ar-condicionado ou dos ventiladores. Mas fique de olho em alguns cuidados. Tanto um quanto outro não podem ser colocados diretamente sobre o bebê. O ar-condicionado, por exemplo, regula a temperatura do ambiente, mas também diminui a umidade do ar, ressecando as vias aéreas. Para resolver o problema, use o umidificador.

 

Roupas fresquinhas

As roupas leves também ajudam a evitar a desidratação. Escolha as de tecido fino, como algodão, malha e tecidos naturais. Se estiver muito quente, deixe seu pititico somente de body ou fralda. Eles ficam super confortáveis e à vontade!

 

Cabeça protegida

Bonés de algodão e chapéus de cor clara também são bem-vindos para evitar insolação. Eles protegem os bebês e são um charme!

 

Muitas frutas

Babies que já iniciaram a introdução alimentar podem consumir frutas sem problemas. Principalmente as da estação, como melancia, melão, mamão, laranja e manga. As saladas de frutas e sorvetinhos caseiros também podem entrar no cardápio.

 

Dicas de ouro para o enxoval de verão

O calor exige que a lista de enxoval do bebê, além das peças tradicionais, tenha o reforço de itens extras. São opções que vão deixar os pequerruchos mais confortáveis e fofos. Dê uma olhada nas ótimas opções que separei para você acertar em cheio!

  • Body regata liso: são mais do que úteis para o calorão. Os botõezinhos facilitam vestir e trocar a fralda. Os de cores lisas são verdadeiros coringas, muito básicos e versáteis.
  • Body regata estampado: os bebês precisam ficar fresquinhos e com liberdade, o que faz dos bodies uma opção perfeita. E as peças estampadas são um charme à parte, não é mesmo, mamãe?!
  • Shorts: os shorts são a melhor pedida para garantir conforto. Ainda mais os de cinturinha elástica, que ajudam a segurar a fralda e permitem os movimentos das pernocas.
  • Manta bem levinha: nos dias de verão, muitas vezes acontece aquele ventinho no fim do dia, ou mudanças repentinas de clima. As mantinhas leves são sempre válidas para proteger o bebê do vento e das variações de temperatura, na hora do passeio ou do soninho.
  • Toalha com fralda e capuz: os banhos são mais frequentes nos dias de calor e as toalhas com fralda e capuz são muito práticas e absorvem melhor a água.
  • Jogo de lençol para berço: manter os lençóis limpos é mais gostoso e saudável, pois o bebê sua durante o soninho. Assim, ter mais de uma opção ajuda na hora da lavagem.
  • Trocador Momentos: os dias quentes pedem mais passeios ao ar livre. E para estar prevenido na hora de trocar a fralda, nada melhor do que ter um trocador para acompanhar o baby em todos os lugares, não é mesmo, mamãe?!
  • Kit berço com mosquiteiro: ah, calor e mosquitos formam uma dupla bem desagradável. E que tal um kit berço com mosquiteiro, para deixar o bebê dormir mais tranquilo e protegido?
  • Bonés e chapéus: como já foi dito, bonés de algodão e chapéus de cor clara são uma ótima alternativa para proteger a cabecinha do baby e evitar a insolação, além de deixarem eles muito estilosos.

 

Gravidinhas no verão: como evitar o desconforto?

Gestantes também precisam se cuidar nos dias muito quentes. É preciso investir em repouso ao longo do dia, usar roupas adequadas e consumir alimentos leves. Isso, sem falar na ingestão de muita água. Essa é uma recomendação geral, mas que ganha importância ainda maior no caso de gestantes. É fundamental sempre ter uma garrafinha de água por perto.

Hidratar a pele também é imprescindível, já que as gestantes estão mais propensas ao aparecimento de estrias, principalmente nas pernas, no bumbum e nas mamas. Faça a hidratação todos os dias, mesmo no calor, quando a oleosidade da pele costuma aumentar.

E falando em pele, não podemos esquecer de protegê-la com filtro solar. Devido às inúmeras mudanças hormonais ocorridas durante a gestação, a melanina — proteína que pigmenta pele e cabelos — pode ficar hiperestimulada, originando as manchas.

Apesar da exaustão causada pelas altas temperaturas, é preciso ser firme na atividade física durante a gravidez. Movimentar o corpo, sempre com orientação médica, ajuda a aumentar a disposição da gestante, estimula a circulação e evita os inchaços, tão comuns, principalmente nas pernas.

E para encerrar, nada melhor do que uma boa noite de sono, com roupas leves e um ambiente agradável, bem ventilado. Ideal para descansar e recarregar as energias.

 

Sugestão para pedir no seu enxoval

Por último, mas não menos importante… Aqui vai: 3 bodies regata lisos + 2 bodies regata estampados + 2 shorts + 1 manta levinha + 4 toalhas com fralda e capuz + 2 jogos de lençol para berço + 1 Trocador Momentos + 1 kit berço com mosquiteiro + 1 boné/chapéu.

Ah, vale lembrar que você pode salvar essa listinha completa para facilitar, mamãe.

É muito simples: basta clicar com o botão direito do seu mouse, depois selecionar “salvar imagem como”. Se você estiver usando o celular, é só segurar apertando até aparecer a mesma mensagem.

Siga acompanhando o Blog da Mamãe Colibri, que é cheio de conteúdos preparados para as mamães e futuras mamães com muito amor!

Compartilhe suas experiências nos comentários dos artigos/vídeos e ajude outras mamães que passam pelas mesmas situações que você! #UnidasSomosMaisFortes

Receba nossos conteúdos por e-mail